segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sexo! Questão de prazer ou de princípios?


"O amor sonha com a pureza.
Sexo precisa do pecado.
O amor é sonho dos solteiros.
Sexo é sonho dos casados."
Arnaldo Jabor

   É meu caro leitor, isso é o que nos apresenta de certo modo a constante luta da sociedade para conseguir algo simples e que é natural do ser humano, o sexo.
   Um assunto que segue uma linha ténue que vai de algo simples á tabu, de liberal á proibido.
   Pode se dizer que é uma necessidade do corpo humano.
   O sexo, pode ser definido da mesma forma quanto a fome, a sede, o sono, entre outras necessidades.
   Mas diferente delas, o sexo é a unica que não se torna essencial para o ser humano.
   "O que?"
   Calma leitor. Eu simplesmente falei de forma superficial.

   O ponto que quero chegar é como o sexo tem transformado a sociedade e todas as suas vertentes, pelos anos que se passou até a atualidade.
   Mas não vou me aprofundar á relatos históricos e coisas do tipo, mas na forma de como o sexo era visto por avós, pais e os filhos nos tempo de hoje.
   Até o final dos anos 50, época da juventude de meus avós, o lugar de namoro era o sofá ou portão, sob o olhar vigilante da mãe que de vez em quanto vinha espionar para ver se os dois estavam "fazendo o que não deviam". Havia, também, o irmãozinho mais novo que ficava "segurando vela" por todo lado aonde iam.           Sexo antes do casamento era uma atitude condenada.
   As roupas das moças cobriam cerca de 90% do corpo.
   Tinha toda uma tradicionalidade em torno do relacionamento até a concretização, enfim do sexo.
   Seguindo até o casamento e mesmo após, o sexo era algo reservado ao máximo.
   Muitas das vezes apenas para o ato de se obter filhos.
   Não existia métodos anticoncepcionais nessa época.
  Na década de 80 e 90, apesar dos conceitos relacionados ao sexo ainda continuarem fortes e condenativos, a liberdade em se relacionar e ter mais experiencias com uma quantidade maior de parceiros(as) foi se tornando algo mais comum e o tal termo "ficar" foi sendo estabelecido pelos jovens.
   Com o surgimento das pilulas anticoncepcionais e a camisinha, fazer sexo tinha enfim se tornado algo natural, mas mesmo entre casados e solteiros, fazer sexo ainda continuava algo muito reservado e cheio de tabus. Mas a experiencia começavam a evoluir após essa época.
   Nos tempos de hoje, não é critério ter segredo ou compromisso relacionado ao sexo.
   Quanto que nos anos 50 jovens perdiam a virgindade entre os 25 a 30 anos, hoje já na sua adolescência, os jovens é de praxe perder a virgindade entre os 13 e 18 anos.
   Escolas, televisão, os pais e vários outros meios de informação mantem esse assunto constantemente.
   Sexo deixou de ser um assunto condenativo e se tornou algo natural para adolescentes á pessoas da 3º idade.
   Mas da mesma maneira que tudo foi se aprimorando ao natural e gosto, nem só de vantagens essa evolução do sexo entre as gerações foi sendo produzida.
   Da mesma maneira que a liberdade sexual e a liberdade na variedade de parceiros foi aumentando, também foram se espalhando as doenças sexualmente transmissíveis de forma cada vez mais acentuada.
   Os assédios sexuais em vários segmentos e tudo quanto é abuso sexual contra crianças á idosos.
   Da mesma forma que a insegurança e os medos que a sociedade mantinha nos anos 50 relacionados ao sexo foram sumindo, nos tempos de hoje essa insegurança foi sendo trocada pela busca de sexo desenfreada e sem compromisso com nada em busca de prazer.
   Muita das vezes nem se lembrando mais quais eram os motivos para tal ato intimo.
   Estou generalizando, mas isso não faz que estes fatos se tornem menos evidentes.
   Pois bem, até agora eu mantive o foco de forma analítica sobre como o sexo influi na sociedade pelos anos que se passou, mas agora vou focar no ponto pessoal de cada um sobre os valores e a forma que cada um considera e age em relação ao sexo.
   Uma delas é a questão do "fazer amor" ou "fazer sexo"?
   Isso envolve meio que diretamente os propósitos e objetivos de cada um em relação ao parceiro(a) e ao relacionamento, seja ele por uma noite ou por um tempo de compromisso maior.
   Mas ainda não deixa de ter seus efeitos seja de uma forma ou de outra.
   Por mais liberal ou "moderna" tal pessoa diga ser, o lado emocional e integro de alguém pode ou não ser afetado de acordo com as expectativas formadas por ela mesma.
   Muitas pessoas até mantem uma consciência clara de que apenas quer sexo por prazer, mas uma hora ou outra ela se confronta com as expectativas de vida que busca pra ela mesma e acabam saindo machucadas de alguma forma. Seja por motivos afetivos ou por querer suprir uma necessidade que nem ela mesma entende o que sente.
   Outras não, já nem se lembram mais o que tinham como princípios para com elas mesmas e simplesmente abandonaram o que idealizavam para se entregar de vez a essa onda de que "ninguém é de ninguém".
   O simples "sexo por prazer".
   Outras, pode se dizer ou chamar de "mais conservadoras", preferem que o sexo algo além do prazer corporal. Se envolvem emocionalmente, querem manter valores e princípios que são somente respondidos com o sentimento do amor, respeito, envolvimento e considerações que a naturalidade do sexo nesse estado pode produzir.
   Não se estabelece apenas no estado de somente fazer sexo, e sim tem uma classificação mais especial que é o "fazer amor".
   Enfim...
   Sendo fazer sexo ou fazer amor, tenha a preocupação de procurar o que te satisfaça da melhor maneira.     Tente ter a consciência de que muitos problemas surgem apenas por pensar que o sexo é algo de momento.
   Muitas pessoas são frustadas nesse aspecto, exatamente por pensarem que sexo é algo simplista e o tratam como algo banal.
   Em contra-partida, por muitas outras pessoas buscarem um envolvimento maior com o parceiro(a), chegam ao um extremo de inseguranças e expectativas tão exageradas em relação ao parceiro(a), onde sufocam o relacionamento chegando as vezes a um triste fim. Machucando e trazendo problemas para ela mesma e para os outros, um pela pouca ou falta de expectativas a isso, e o outro por criar expectativas demais sobre tal interesse.
   O que falar então de casos como gravidez indesejada, casos de ciumes extremos que acabam em homicídios, traições e vários outros casos que tem o sexo como uma das causas.
   Esse é um assunto que se estende para tudo na vida.
   É relacionado ao pós casamento e comunhão intima do casal, a questão de opção sexual, o sexo pago, as tendências e todo um mercado que se espelha nesse assunto.
   Se o dinheiro é um dos principais objetivos que move a humanidade, o mesmo dinheiro é gasto de uma forma ou de outra em relação ao sexo.
   A maior interação que o ser humano usa para com ele mesmo e segue desde sempre é o sexo.
   É algo muito importante, intimo e que pode causar muitos efeitos sendo eles bons e/ou ruins.
   Proteção e responsabilidade é imprescindível no sexo.
   E ao leitor, que você possa estar consciente em relação ao sexo e tudo o que envolve tal assunto.
   Entender e saber agir á isso é de suma importância.
   É a consciência que não pode faltar na vida de qualquer pessoa que queira ter uma vida feliz e natural relacionada ao sexo.
   Seja fazendo amor ou fazendo sexo, faça de maneira consciente e que seja a melhor experiência possível sempre.
   Sem tabus ou preconceitos.
   Que seja natural e de acordo sem obrigações de ambos os lados.
   Lembre-se, sexo é coletivo e que os envolvidos possam aproveitar juntos.

   Bem, termino por aqui. Opiniões e sugestões, por favor...deixe seu comentário.

   Um grande abraço e até a próxima.

Blog Azpirina. O fim da dor de cabeça em assuntos polêmicos de A - Z.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É necessário ter uma conta no Google para comentar no Blog.